sábado, 1 de novembro de 2008

200807 Email recebido

Recebi este email de uma amiga da APEM

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um
compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida
de forma prática e habitual:

1- Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória.... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.
11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá umenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18- Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm
contato com a família.
- conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!


200806 O medo

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

200805 Receita de bolo


Ao ser portador de um mal que tem poucos em igual estado, tive que procurar o meu próprio estilo de vida. As propagandas de margarina e de pasta dental, com suas situações perfeitas, não eram nem nunca serão o retrato da minha vida. Também deixei de me preocupar com as receitas de felicidade escritas em revistas e em livros de auto-ajuda. Porém, todas as leituras sobre o assunto me forneceram idéias novas a partir do momento em que as adaptei à minha vida

É difícil, e bastante árdua, a tarefa de organizar uma vida onde não há ensinamentos de outros em igual situação que tenham obtido sucesso. Cada caso é um caso. O que coloca à vista e de maneira real, sem fantasias, que todo ser humano tem a sua individualidade, e que esta apenas poderá ser compreendida em parte, e com esforço próprio.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

200804 Adolescência


Na minha adolescência aprendi que tinha que estar bem comigo mesmo, sempre. Pois quando tinha algum surto da esclerose múltipla, fazia uso do Meticorten, remédio que, dentre outros efeitos colaterais, causava-me insônia. Então, passava a maior parte da noite acordado, sozinho. Logo, eu não podia ficar contando com mais ninguém além de mim mesmo. Eu tinha que olhar para dentro de mim e perguntar o que me satisfaria em cada um daqueles momentos, fazendo o possível para preencher aquelas horas insones.


Assim, aprendi a ser solitário e a me bastar. E vi que é pouco o que nos dá a felicidade e que ela encontra-se muito mais perto do que se imagina. Terminei tomando consciência, cada vez mais, de que eu mesmo era a minha melhor companhia, pois nasci só, morrerei só e apenas eu sei aonde e em que intensidade me dói o calo.E tendo interiorizado este aprendizado é que eu também aprendi a ser uma boa e verdadeira companhia para as outras pessoas.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

200803 Fantasia




Fantasia, expectativa e ansiedade. Três venenos que podem alterar a vida de forma negativa, bastante negativa. Pois a fantasia, quando surge, imobiliza devido à expectativa criada que, por sua vez, gera a ansiedade.

Segundo o dicionário Houaiss, psicopatologicamente, esta última é um estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso.


Então, tudo começa com a fantasia, que é criada em cima de um fato que não é conhecido completamente, e por isso do qual não se tem poder absoluto. Mas observando bem, nada nos dá poder absoluto, nem nós mesmos. Então, porque querer ter poder sobre tudo? Isto nada mais é do que um complexo de onipotência, algo que leva a uma angústia irremediável.


Imagina isso tudo em uma pessoa portadora de EM, pode ocasionar um surto na maioria das vezes.


Como fazer para mudar essa relação nefasta?


Não é simples, mas é perfeitamente possível e bastante lucrativo para a vida pessoal. Eu mesmo já consegui reverter vários processos que poderiam me levar a um surto. Para isso, apenas entrei em uma busca por mim mesmo através de uma boa psicoterapia. Lógico que isso por si só não é suficiente, mas pode acreditar é o principal.

domingo, 26 de outubro de 2008

200802 Exercícios



Dizem que é necessário insistir em alguma ação para se obter êxito no resultado desejado, e que algo para dar certo requer certo sofrimento, o tal “suor”. Concordo, em parte, há certos casos em que realmente isso é a mais pura verdade. O esforço físico, como no caso de um atleta que necessita alcançar uma vitória ou um recorde, está ligado realmente ao treino extenuante do mesmo.


Porém, eu me pergunto se isso é verdade quanto às pessoas que não têm a capacidade ou possibilidade de suar. Esse é o meu caso como portador de esclerose múltipla, pois o fato de suar significa aquecimento do meu corpo tornando as transmissões nervosas muito lentas, causando-me, assim, a fadiga muscular.


Desta forma, foi necessário repensar a insistência e transformá-la em uma disciplina adequada a mim. Ao invés de ir a uma academia e exercitar-me durante 45 minutos, durante toda uma semana, comprei diversos pesos, uma bicicleta ergométrica, aprendi diversos exercícios com fisioterapeutas, e distribuí toda a atividade durante o dia, dando a cada série um tempo que não ultrapasse o meu bom senso.