sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

200813 Sísifo



Sísifo, um personagem da mitologia grega, recebe um castigo de Zeus que se assemelha muito a minha vida como portador de EM, em uma época que eu tinha surtos recorrentes. Na estória, tal personagem foi condenado a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível. Por esse motivo, tarefas que envolviam esforços inúteis passaram a ser chamadas "Trabalhos de Sísifo".

A semelhança aconteceu a partir da adolescência, época em que os hormônios ficam a flor da pele, e quando são criados os planos para a construção da vida adulta. Nesta época eu rolava a pedra montanha acima na esperança de atingir um objetivo, porém vinha um surto e destruía todo o meu caminhar. Até que no ano de 2000, início de um novo século e milênio, depois de um surto quando fui hospitalizado por cinco dias para tomar o corticóide Solumedrol, entrei em um programa para utilizar o REBIF, um interferon da Merk Serono. Desde então os surtos desapareceram e comecei a ter um tempo sem intercorrências da EM.

Com isso, comecei a realmente pensar na construção de um futuro mais provável e certo. Foi como se eu estivesse voltando à adolescência, porém com uma mente madura. Sendo assim, consegui ver que todas aquelas subidas, as quais eu dizia ser infrutíferas, na verdade me deram muito, formaram o meu caráter. Deixei a revolta de lado, já que ela não adiantaria nada, pelo contrário, poderia até me prejudicar, e muito, a minha saúde, e fiz do limão uma limonada. Medi a distância que os limites me deram e utilizei esse espaço, que não é pequeno, para crescer mais e viver bem.