terça-feira, 28 de outubro de 2008

200803 Fantasia




Fantasia, expectativa e ansiedade. Três venenos que podem alterar a vida de forma negativa, bastante negativa. Pois a fantasia, quando surge, imobiliza devido à expectativa criada que, por sua vez, gera a ansiedade.

Segundo o dicionário Houaiss, psicopatologicamente, esta última é um estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso.


Então, tudo começa com a fantasia, que é criada em cima de um fato que não é conhecido completamente, e por isso do qual não se tem poder absoluto. Mas observando bem, nada nos dá poder absoluto, nem nós mesmos. Então, porque querer ter poder sobre tudo? Isto nada mais é do que um complexo de onipotência, algo que leva a uma angústia irremediável.


Imagina isso tudo em uma pessoa portadora de EM, pode ocasionar um surto na maioria das vezes.


Como fazer para mudar essa relação nefasta?


Não é simples, mas é perfeitamente possível e bastante lucrativo para a vida pessoal. Eu mesmo já consegui reverter vários processos que poderiam me levar a um surto. Para isso, apenas entrei em uma busca por mim mesmo através de uma boa psicoterapia. Lógico que isso por si só não é suficiente, mas pode acreditar é o principal.

Nenhum comentário: