terça-feira, 18 de novembro de 2008

200810 Nutrição

Este texto foi estraído da coleção "Vivendo Melhor" da Merck Serono

Nutrição

A alimentação é um dos fatores essenciais para a manutenção e recuperação da saúde. As atividades diárias dependem diretamente do que e de quanto comemos. Tanto a qualidade quanto a quantidade dos alimentos ingeridos devem ser avaliadas, pois a combinação dos dois fatores pode nos trazer benefícios específicos.

A ingestão correta de nutrientes ideais durante toda a vida beneficia a todos, mas é especialmente importante para os pacientes com esclerose múltipla (EM). Uma reeducação alimentar proporciona administrar os sintomas da EM como a fadiga; diminuir o desenvolvimento de outras doenças como as coronarianas, o diabetes, a hipertensão, o câncer e outras; além de beneficiar a recuperação da saúde em casos de infecções e feridas devido aos benefícios oferecidos pela alimentação. E ainda é possível auxiliar o bom funcionamento intestinal e do trato urinário, prevenir o estresse e manter um peso adequado, garantindo maior longevidade.

Para atender as necessidades do organismo, é preciso ter uma dieta variada.

­Pirâmide de alimentos

A pirâmide de alimentos poderá ser utilizada como um guia para as suas refeições diárias. Ela lhe ensinará como deve ser uma dieta equilibrada e adequada em nutrientes. Os alimentos de um grupo não podem ser substituídos pelos de outros grupos, pois todos os alimentos são importantes e necessários no fornecimento da quantidade de nutrientes ideal para o nosso organismo.

. Grupo dos cereais: pães, tubérculos (batata, cará, inhame, mandioca) e raízes: é fonte de carboidratos, fornecendo energia para o corpo. Por isso seus componentes são chamados de energéticos. O consumo diário recomendado é de 5 a 9 porções (cada porção equivale a 1 fatia de pão ou 1/2 xícara de arroz, milho ou massa cozida).

. Grupo das frutas: também é fonte de carboidratos, mas sua principal função é fornecer vitaminas e minerais. As frutas são chamadas de alimentos reguladores, pois ajudam no bom funcionamento do organismo. Nesse grupo podemos encontrar as vitaminas A, B1, B2, C, O, E, K e outras, sais minerais como o cálcio, ferro, fósforo e outros. O consumo diário deve ficar entre 3 e 5 porções. Nesse caso, uma porção significa 1 fruta média (exemplo: banana, laranja ou maçã), ou ½ xícara de fruta cozida ou em calda, ou 1/2 xícara de suco de frutas.

. Grupo dos legumes e das verduras: tem as mesmas funções do grupo das frutas. A indicação é de 4 a 5 porções. Cada porção equivale a 1 xícara de folhas cruas ou 1/2 xícara de legumes crus ou cozidos.

. Grupo das carnes, aves, peixes e ovos: alimentos ricos em proteínas, substâncias construtoras do organismo, como o tijolo de uma casa. É aconselhável o consumo de 1 a 2 porções, sendo que cada uma equivale a 1 bife pequeno de boi ou frango, ou 1 filé de peixe médio, ou 3 colheres de sopa de carne moída ou picada, ou 1 ovo.

. Grupo dos feijões/grãos: como as carnes e ovos, os feijões e grãos são proteínas, porém, de origem vegetal (livres de gorduras saturadas). O consumo diário deve ser de 1 a 2 porções. Uma porção equivale a 1/2 xícara de feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha ou soja cozidos.

. Grupo do leite e derivados: rico em proteínas. É a principal fonte de cálcio da dieta. É aconselhável ingerir 3 porções ao dia, sendo cada uma o equivalente a 1 xícara de leite ou iogurte, ou 2 fatias médias de queijo.

. Grupo de gorduras, óleos e açúcares: as gorduras e óleos, além de fornecer energia, ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K através do organismo. São indicadas de 1 a 2 porções ao dia (1.a 2 colheres de sopa ao dia - nesse cálculo, é necessário incluir o óleo utilizado no preparo dos alimentos). Os integrantes desse grupo devem ser consumidos esporadicamente, ou seja, os alimentos pertencentes ao topo da pirâmide devem ser consumidos o mínimo possível.

As gorduras saturadas são aquelas de origem animal (presentes nas carnes bovina e suína, e na pele das aves, no creme de leite e em queijos amarelos). Elas são nocivas, pois elevam o mau colesterol (LDL), depositam-se na parede das artérias, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Já as gorduras insaturadas são aquelas de origem vegetal (presentes nas castanhas, sementes, azeites). Têm. ação inversa das gorduras saturadas, pois elevam o bom colesterol (HDL), diminuindo as chances de doenças cardiovasculares.

A pirâmide de alimentos tem alguns pontos importantes a serem seguidos. Um deles é consumir uma grande variedade de alimentos dentro de cada grupo e também entre os grupos. Entretanto é necessária moderação, ou seja, consumir porções nas quantidades recomendadas de acordo com idade e atividade física, tendo consumo moderado de gorduras saturadas e açúcar. Vale lembrar que é preciso respeitar as proporções indicadas na pirâmide, isto é, deve-se ingerir mais dos alimentos da base e ir diminuindo em direção ao topo. Q nosso organismo só consegue absorver uma pequena quantidade de nutrientes de cada vez, por isso é muito importante fracionar a dieta. Para isso, basta aumentar o número de refeições que você faz por dia. Por exemplo: café da manhã; lanche da manhã; almoço; lanche da tarde; jantar e ceia.