sábado, 14 de fevereiro de 2009

200903 A laranja (email recebido)



Bagaço de laranja e seu poder funcional

(Com a palavra os nutricionistas)

Ajuda a dissolver até feijoada...
Da laranja se aproveita tudo, até o bagaço. Nele está a pectina, que diminui a assimilação de gorduras, combate doenças e tem zero de caloria.
A parte branca entre os gomos de uma laranja pode ser até mais preciosa que o sumo. É lá que está a pectina, uma fibra solúvel que, no intestino, vira uma espécie de gel que emagrece e faz bem para a saúde.
É que quando o tal gel se forma é capaz de diminuir a assimilação de açúcares e gorduras e também impedir a reabsorção do colesterol.
Mais: além de ajudar a combater a taxa de LDL (colesterol ruim), a pectina é benéfica até para quem tem diabete, já que controla a taxa de glicose no sangue. Por isso, cada vez que comemos o bagaço da laranja estamos aproveitando o que há de melhor na fruta.
A fibra, aliás, é um verdadeiro 'detergente' para o organismo, já que promove uma eficiente varredura retirando metais e toxinas provenientes tanto de frutas e verduras com agrotóxicos como de poluentes indesejáveis no corpo.
O bagaço ainda ajuda na digestão dos alimentos gordurosos, favorecendo o trabalho dos intestinos grosso e delgado.
Então, será por isso que a laranja sempre acompanha feijoadas e churrascos?
Exatamente. A pectina é ótima para dietas. Por ser rica em fibras, promove uma melhor mastigação e, com isso, proporciona maior saciedade.
Essa substância poderosa também é encontrada em outra frutas como maçã,
banana, beterraba, cenoura, repolho, nozes, ervilha e quiabo. Mas é na laranja que ela está presente em maior quantidade. Cada unidade tem cerca de 2 gramas de pectina. Mas é preciso salientar que quem faz dieta de emagrecimento não deve exagerar no consumo de laranja. Lembre-se que o organismo necessita de 3 a 5 porções diárias de frutas.
Se você comer apenas laranjas, talvez extrapole demais o limite das calorias indicadas para perder peso. Procure ingerir só duas ou três unidades por dia.
A laranja, considerada a mais valiosa das frutas, deve ser consumida o ano todo. Rica em vitamina C e sais minerais, tem ainda uma quantidade enorme de fitoquímicos, substâncias naturalmente produzidas pelo organismo que previnem doenças crônicas, como a osteoporose e o câncer.
Ela também é responsável por ações antiinflamató rias e anti-oxidantes, que evitam o envelhecimento precoce dos tecidos.
Especialistas acreditam que a laranja diminui a tensão pré-menstrual, o estresse e ajuda a reduzir o risco de diabete e alguns tipos de câncer, como o de cólon, e aneurismas, graças a um de seus componentes, o glutarato.
E mais: pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá,
acabaram de provar que o consumo diário de 3 copos de suco de laranja ajuda a combater o colesterol.
Propriedades da Pectina : possui alto teor de vitaminas A, complexo B, vitamina C e ferro; tem ação cicatrizante; diminui o nível de colesterol; previne gripes e resfriados; desintoxica o organismo; ajuda a combater a prisão de ventre (assim como a casca da maçã, que é laxante); pode reduzir o risco de câncer, diabete e acidentes vasculares.